CaçaPesca&Amigos
bem vindo ao caçapesca&amigos, participa neste grupo de amigos, a tua opinião é importante para crescer-mos juntos, na caça,na pesca e no dia a dia, e o mais importante diverte-te com amigos.

faz a tua apresentação, para poderes ver o fórum por completo.... e poderes participar

cumprimentos

equipa caçapesca&amigos

Cal.12 vs Cal.20

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cal.12 vs Cal.20

Mensagem por zé julio em Sab 23 Ago 2014 - 11:08

Quais as diferenças práticas entre estes dois calibres.

Quem souber que o diga, quem não tiver conhecimento da coisa, evite comentar só para passar o tempo.
zé julio
iniciado
iniciado

Data de nascimento : 05/08/1953
Emprego/lazer : Aposentado
Humor : Tem dias

Re: Cal.12 vs Cal.20

Mensagem por António Nascimento em Seg 25 Ago 2014 - 16:52

Caro Zé Júlio aqui toda a gente pode intervir/comentar um tópico. 
A moderação está cá e existe para corrigir o que tiver de ser corrigido. 
Se começarmos a cortar a palavra a quem quer que seja corremos o risco de sermos um forum de um ou dois membros a falarem sozinhos... como acontecia num outro forum que só um é que falava e escrevia ou passarmos a  ser um forum elitista  só para "sabichões"...

Um grande abraço zé jùlio

António Nascimento
Moderador
Moderador

Data de nascimento : 29/01/1952
Emprego/lazer : Desempregado
Humor : Com altos e baixos como tudo na vida...

Mensagem por aderito em Seg 25 Ago 2014 - 21:28

Eu já atirei com calibre 20 e acho que para caça de salto puderá ser uma mais valia.
Para espera não tanto porque tem muito menos aba de tiro.
Mas para quem gosta de tiros rápidos e fechados com uma arma muito leve e sem duvida a calibre 20
aderito
Administrador
Administrador

Data de nascimento : 14/08/1978
Emprego/lazer : varios
Humor : razoavel

Mensagem por António Nascimento em Qua 27 Ago 2014 - 12:23

Como mais ninguém diz nada sobre este tópico eu vou aqui dizer o que sei.
As armas de calibre 20 em relação ao calibre 12  são mais leves portanto num dia de caça à geral a andar bem  é menor o peso morto que carregamos nas mãos.
São armas mais elegantes.
As cargas do calibre 20 são menores logo há menor "impacto" no ombro.
Fazem tiros mais fechados são boas armas para cobrar caça "larga".
Sei que há muita gente a "ir"  para esse calibre e está satisfeita com os resultados.
Mais não sei. Very Happy

António Nascimento
Moderador
Moderador

Mensagem por luis cruz em Sex 29 Ago 2014 - 15:58

esta um artigo na revista deste mes interessante sobre os pombos e fala no calibre 20 e pelo que leio e uma óptima opção para todo o tipo de caça pois diz que mata alto derivado a o chumbo nao espalhar tanto como o cal 12, mas tenho as minhas duvidas eu pretendo adquirir uma calibre 32 para as codernizes, rolas e tordos
luis cruz
Fundador
Fundador

Data de nascimento : 20/09/1985
Emprego/lazer : caça pesca
Humor : 5 estrelas

http://cacapescaamigos.foruns.com.pt

Mensagem por zé julio em Sab 6 Set 2014 - 10:32

António Nascimento escreveu:Caro Zé Júlio aqui toda a gente pode intervir/comentar um tópico. 
A moderação está cá e existe para corrigir o que tiver de ser corrigido. 
Se começarmos a cortar a palavra a quem quer que seja corremos o risco de sermos um forum de um ou dois membros a falarem sozinhos... como acontecia num outro forum que só um é que falava e escrevia ou passarmos a  ser um forum elitista  só para "sabichões"...

Um grande abraço zé jùlio

Amigo António Nascimento desejo-lhe um bom dia, como moderador tem autoridade para fazer e escrever quase tudo, mas deixe que lhe diga, só pedi uma informação a quem soubesse responder e não quis cortar a palavra a ninguém, só que, se o amigo em vez de responder com isto se limitasse ao que escreveu no post seguinte seria mais útil ao pedido que fiz e por certo mais acertivo como moderador que é.

De nada valeu o pedido que fiz.

Pergunto-lhe: Acha que enriquece mais o fórum muitos tópicos e muitas respostas só para entrar no top de intervenções, quando algumas são....Palha, ou ser-se menos interventivo e quando tal acontece, que seja para bem da comunidade ajudando-a com a partilha dos nossos conhecimentos.

Agradeço as informações dadas pelos confrades que o fizeram ou aos que ainda o venham a fazer, o meu muito obridado.
zé julio
iniciado
iniciado

Mensagem por António Nascimento em Seg 8 Set 2014 - 13:21

Amigo Zé Júlio,
Vamos ver se "nos entendemos"  Very Happy
Nem toda a gente que aqui anda é letrada e conhecedora de tudo a 100%. 
Se um membro seja ele quem for escrever uma coisa menos correcta, ou menos bem escrita acerca de um assunto "palha" no seu entender está no seu legitimo direito. 
Há Liberdade de Expressão.
Se passar as "marcas" em termos de linguagem está cá a moderação (não sou só eu.. há mais) e é isso que eu entendo como dever da moderação não cortar a palavra a ninguém mas acompanhar dentro do possível o que se escreve nos tópicos.
Aqui pelo que sei não se apaga nada nem se trata mal ninguém nem se critica ninguém por escrever coisas assim ou assado. 
Se isso acontecer e eu tiver conhecimento de que isso acontece saio na hora. Tão simples como isso.
Com o seguimento dos tópicos normalmente  aparece alguém mais conhecedor do tema que esclarece os restantes membros.
Olhe amigo Zé Júlio neste caso eu não sabia  as diferenças entre os calibres,  tive que ler,  tive que me informar para escrever o que escrevi.
Gostava que o amigo Zé Júlio também colocasse a informação acerca do que sabe.   

Boas caçadas

António Nascimento
Moderador
Moderador

Mensagem por luis cruz em Seg 8 Set 2014 - 21:37

António Nascimento escreveu:Amigo Zé Júlio,
Vamos ver se "nos entendemos"  Very Happy
Nem toda a gente que aqui anda é letrada e conhecedora de tudo a 100%. 
Se um membro seja ele quem for escrever uma coisa menos correcta, ou menos bem escrita acerca de um assunto "palha" no seu entender está no seu legitimo direito. 
Há Liberdade de Expressão.
Se passar as "marcas" em termos de linguagem está cá a moderação (não sou só eu.. há mais) e é isso que eu entendo como dever da moderação não cortar a palavra a ninguém mas acompanhar dentro do possível o que se escreve nos tópicos.
Aqui pelo que sei não se apaga nada nem se trata mal ninguém nem se critica ninguém por escrever coisas assim ou assado. 
Se isso acontecer e eu tiver conhecimento de que isso acontece saio na hora. Tão simples como isso.
Com o seguimento dos tópicos normalmente  aparece alguém mais conhecedor do tema que esclarece os restantes membros.
Olhe amigo Zé Júlio neste caso eu não sabia  as diferenças entre os calibres,  tive que ler,  tive que me informar para escrever o que escrevi.
Gostava que o amigo Zé Júlio também colocasse a informação acerca do que sabe.   

Boas caçadas

luis cruz
Fundador
Fundador

Data de nascimento : 20/09/1985
Emprego/lazer : caça pesca
Humor : 5 estrelas

http://cacapescaamigos.foruns.com.pt

Mensagem por zé julio em Qua 10 Set 2014 - 14:37

Agradeço à administração a aliminação do tópico que coloquei se assim o entender, que por mim, acabou aqui.

Só pedi esclarecimentos sobre um assunto do qual eu não tinha conhecimento prático.

Agradeço todas as explicações dadas nesse sentido com sabedoria e conhecimento, quanto ao resto é o que considero muito legitimamente PALHA! Perguntar-me-ão, porquê?  Resposta simples e directa; Estão fora do contesto.

Quanto ao (vamos ver se "nos entendemos" ) é um mau pernuncio.

Peço desculpa pelo tempo que vos fiz perder.
zé julio
iniciado
iniciado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: