CaçaPesca&Amigos
bem vindo ao caçapesca&amigos, participa neste grupo de amigos, a tua opinião é importante para crescer-mos juntos, na caça,na pesca e no dia a dia, e o mais importante diverte-te com amigos.

faz a tua apresentação, para poderes ver o fórum por completo.... e poderes participar





cumprimentos

equipa caçapesca&amigos

A importancia da coronha

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A importancia da coronha

Mensagem por luis cruz em Qua 3 Set 2014 - 13:26

CANOS

Câmara
Situada na parte posterior dos canos, destina-se a abrigar o cartucho. Suas paredes são mais reforçadas que a do resto do tubo, para suportarem maior pressão.
Alma
Ocupa a maior extensão do tubo e está localizada entre a câmara e o choque. É cilíndrica e obedece a padrões internacionais no que se refere ao seu diâmetro.
Choque
É um estreitamento da alma do cano, junto à boca do mesmo, com o objetivo de produzir maior velocidade e conseqüentemente produzir melhor agrupamento dos chumbos, visando a obtenção de maior alcance e precisão do tiro.
Os choques cambiáveis, para as espingardas de calibre 12 e 20, permitem ao proprietário de uma espingarda utilizar, na mesma arma, o choque mais adequado para determinada caça ou esporte.
O que caracteriza o choque é o agrupamento dos chumbos. Os padrões internacionais determinam que o teste de agrupamento seja feito atirando-se contra um alvo com 76 cm de diâmetro, colocado a uma distância de 36 metros, para as espingardas de calibre 12, 16 e 20, enquanto que para os calibres 28, 32, 36 e 40, essa distância é reduzida para 23 metros.
Os tipos fundamentais de choque, usados nos diversos modelos e calibres de espingardas, estão a seguir relacionados, devendo atender o seguinte percentual de chumbos, dentro do alvo:
Choque % de chumbos dentro
do círculo (76 cm)

0
FULL
(F) choque pleno ou cheio65 a 75 %
IMPROVED MODIFIED
(IM)
3/4 de choque
55 a 65 %
MODIFIED
(M)
1/2 choque
45 a 55 %
IMPROVED CYLINDER
(IC)
1/4 de choque
35 a 45 %
CYLINDER
(CL)
cilíndrico (sem choque)
30 a 35 %

A partir de 1981, a gravação relativa aos choques fixos passou a ser caracterizada pelo uso de estrelinhas (*), exceto para o cilíndrico (CL) conforme a tabela que segue:
* =
choque pleno (full) - F
* * =
3/4 de choque (improved modified) - IM
* * * =
1/2 choque (modified) - M
* * * * =
1/4 de choque (improved cylinder) - IC
CL =
cilíndrico (cylinder)
A partir de 1999, a gravação relativa aos choques cambiáveis passou a ser caracterizada pelo uso de marcas transversais na borda externa do choque cambiável ( ' ), exceto para o cilíndrico (CL), conforme a tabela que segue:
' =
choque pleno (full choke) - F
' ' =
3/4 de choque (improved modified) -IM
' ' ' =
1/2 choque (modified) - M
' ' ' ' =
1/4 de choque (improved cylinder) - IC
CL =
cilíndrico (cylinder)
A gravação do choque, como por exemplo * * * / * (MF), significa que a arma de dois canos apresenta 1/2 choque (modified) no cano direito ou no cano inferior, e com choque pleno (full) no cano esquerdo ou no cano superior.
O choque pleno (full) é o de menor diâmetro, isto é, o que dá maior estrangulamento da alma do cano, garantindo, em conseqüência, uma menor dispersão, bem como um maior e melhor agrupamento e possibilidade de tiro a maior distância.
O diâmetro do choque vai aumentando e, ao mesmo tempo, aumenta a dispersão, na seguinte ordem: full, improved modified, modified, improved cylinder e cylinder.

IMPORTÂNCIA DA CORONHA

A coronha é parte tão nobre e tão importante que os grandes mestres afirmam: "A coronha atira!" Esta afirmação transformou-se na base fundamental do tiro com espingardas esportivas.
Disto deduz-se, claramente, que para um tiro ser bem sucedido não depende apenas da qualidade dos canos, do tipo do choque e da munição, mas sobretudo, da coronha perfeitamente adaptada ao atirador.
Uma coronha bem adaptada deve permitir que a arma seja levada ao ombro sempre na mesma posição, de modo rápido e preciso. Coronhas inadequadas, forçosamente conduzirão a erros de visada, que por sua vez produzirão, irremediavelmente, erros de pontaria.
Comprimento de coronha
Cada atirador tem um comprimento de braço e, em se tratando de armas de caça, esse fato só será observado por ocasião da empunhadura da referida arma. Assim sendo, é importante o comprimento da coronha ser ajustado às dimensões do braço.
Entende-se por comprimento da coronha a distância do centro do primeiro gatilho ao centro da chapa da soleira (coice) da coronha. Observar a linha D da figura 1.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
O modo mais simples e prático para se determinar qual o comprimento mais adequado à nossa pessoa, consiste em apoiar a arma com a chapa da soleira na dobra interna do cotovelo curvado em ângulo reto (90º). Em seguida, segurando-se a arma com o cano apontado para cima, procura-se disparar o primeiro gatilho com o dedo indicador com a primeira falange. Caso o dedo indicador ultrapasse em muito o gatilho, a coronha é curta; caso contrário, comprida demais.
No caso de ser curta, pode acontecer que, em tiros rápidos, o atirador puxe o gatilho antes da arma estar posicionada corretamente no ombro, o que sem dúvida alguma, caso se trate de uma calibre 12, ocasionará um violento recuo.
No caso de ser comprida, provavelmente enroscar-se-á na axila ou na jaqueta, impedindo ou dificultando a empunhadura.
Desvio Lateral
Compreende um desvio que a coronha apresenta para a direita ou para a esquerda, denominados, respectivamente, de "Cast-off" e "Cast-on". Esse desvio é observado tomando-se como referência um prolongamento da varilha (conforme figura abaixo).
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Recomendamos um mínimo de 0,5 centímetros e um máximo de 1,00 centímetros para o desvio.
Para pessoas de ombros mais largos usa-se o valor máximo para evitar que os mesmos sejam forçados a curvar a cabeça para o lado direito ou esquerdo na busca da visada pela fita.
Curvatura da Coronha
Para se estabelecer a curvatura da coronha, coloca-se uma régua bem longa sobre a fita dos canos de modo a obter um prolongamento que atinja a chapa da soleira. As distâncias existentes entre este prolongamento com o "nariz" (Drop at comb) e o início da chapa da soleira (Drop at hell) são os pontos determinantes do caimento.
A tabela abaixo mostra os caimentos padrões adotados por nossa fábrica para caça e tiro ao prato (Trap e Fossa Olímpica) . Sob encomenda efetuamos qualquer medida de coronha.
  Trap/Fossa Olímpica  Skeet Caça
Caimento Soleira Plástica
"Coice" (Reta "A" na figura acima)
44 mm 63mm 63mm
Caimento
"Nariz" (Reta "B" na figura acima)
33mm 38mm 38mm
Comprimento
(Reta "D" na figura acima)
370mm 365mm 365mm
avatar
luis cruz
Fundador
Fundador

Mensagens : 6239
Data de nascimento : 20/09/1985
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 31 Localização : lisboa
Emprego/lazer : caça pesca
Humor : 5 estrelas

http://cacapescaamigos.foruns.com.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A importancia da coronha

Mensagem por joão paulo em Qua 3 Set 2014 - 14:49

  sim realmente a coronha é uma peça fundamental para efetuar um bom assentamento na cara
avatar
joão paulo
colaborador
colaborador

Mensagens : 2407
Data de nascimento : 23/06/1970
Data de inscrição : 14/11/2013
Idade : 47 Localização : massamá
Emprego/lazer : caça & pesca
Humor : Muito bom

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A importancia da coronha

Mensagem por cordova em Qua 3 Set 2014 - 17:18

Élaa..


Pois é..muitas vezes até a confiança muda, após uma pequena alteração ou ajuste

cordova
iniciado
iniciado

Mensagens : 235
Data de nascimento : 09/01/1978
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 39 Localização : Lisboa
Emprego/lazer : viajante
Humor : +-

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A importancia da coronha

Mensagem por luis cruz em Qua 3 Set 2014 - 20:56

pois eu eu ja tenho duvidas na minha arma hehehe mas hoje ja lhe troquei as anilhas e parece-me que esta melhor mas ainda vai a um especialista para ter certezas
avatar
luis cruz
Fundador
Fundador

Mensagens : 6239
Data de nascimento : 20/09/1985
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 31 Localização : lisboa
Emprego/lazer : caça pesca
Humor : 5 estrelas

http://cacapescaamigos.foruns.com.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A importancia da coronha

Mensagem por António Nascimento em Qui 4 Set 2014 - 20:42

Fui deixar as "matadeiras" ao espingardeiro no Moita/Penteado que me afiançaram ser entendido em coronhas
Andei a magicar e a estudar porque sabia que havia qualquer coisa... que não estava bem nas minhas armas, não era só eu. 
Eu nunca fui muito muito bom mas mau como estava a ser também não era.
Estudei estudei pensei e detectei o problema. 
Tiros altos canos altos. 
A idade modifica os corpos e o meu não fugiu à regra. A arma automática foi mexida há 20 anos quando a comprei e ficou por aí e estava boa, mas o armeiro da Malveira onde a levei em Março de 2013 para revisão e afinação...(nunca tinho sido mexida.. só eu a limpava e mais nada)  resolveu "inventar" e mexeu na coronha e lixou tudo... lixou tanto que na época passada já estava para desistir tal era o desespero derivado aos falhanços.
Claro que fui lá reclamar mas o "erro" era meu disse o artista que eu não apontava nao baixava a cara etc etc como se a caçadeira fosse uma pressão de ar que se tivesse de apontar.
O armeiro onde levei agora a arma detectou o problema sem eu lhe dizer nada  isto é foi de encontro ao que eu sabia/intuia o que me leva a crer que o problema vai ser sanado...espero e desejo [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]...portanto pode ser que este ano fique mais contente  [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.].
Vai descer o(s) cano(s) das duas armas 6mmmm pois a de canos laterais está igual,  foi "afinada"... pela outra pelo mesmo "artista".
Para mais verificamos quenão chego bem com o dedo ao gatilho... fica a meio da falangeta... devia ficar na curva (com a idade o sacana do braço ficou mais curto Sad  esperemos que seja só o braço  affraid ehehehe. Portanto vai ser cortada a coronha  1mmm. 
As provas foram feitas vestindo uma t-shirt, mas tendo em conta que no inverno se caça com uma carrada de roupa.
Pareceu-me ser, o armeiro,  um individuo competente, interessado e conhecedor. Resultados só saberei quando as for buscar e fôr partir alguma "loiça" ou fôr dar uma volta com caça a sério.
Mas voltando ao tema do tópico e ás coronhas a morfologia do corpo humano muda com a idade e com o tempo e com outros factores. 
Nem sempre estamos com o mesmo peso nem com a mesma forma corporal (se tiveremos muita roupa por exemplo) e todos esses factores tem influencia no encare e por consequência no tiro.
Uma arma que estava boa há 10 anos ou quando a compramos hoje, passado uns tempos muito uso, poderá já não estar nos "trinks". 
Quem quer ser um bom atirador deve periodicamente ir a um armeiro/coronheiro de confiança, bom mesmo,  só para ver se está tudo bem...
Um pequeno pormenor... um milimetro... pode fazer a diferença entre uma boa época e uma época para esquecer.
Sempre lhes digo caros confrades apesar da idade eu não desisto de tentar e de aprender e de melhorar. Não é por orgulho que eu não sou cá dessas coisas mas por satisfação própria.
Isso para mim e só para mim conta muito.
Se consigo melhorar ou não isso já é outra história.
De qualquer forma já fiz uma jura a mim mesmo. Se não estiver satisfeito e não voltar a ter um nível mais ou menos não tão bom como era... e era bom...  ( eu sei quem sou e como sou com atirador/caçador) empandeiro aquilo tudo e deixo de caçar. O que me aconteceu na época transacta não volta a acontecer eu não quero. Prefiro desistir e desisto a passar por aquele "sofrimento"  eu em desespero como só eu é que sei... 

António Nascimento
Moderador
Moderador

Mensagens : 1657
Data de nascimento : 29/01/1952
Data de inscrição : 17/07/2013
Idade : 65 Localização : Amadora
Emprego/lazer : Desempregado
Humor : Com altos e baixos como tudo na vida...

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A importancia da coronha

Mensagem por Pedro5 em Qui 4 Set 2014 - 21:18

avatar
Pedro5
Moderador
Moderador

Mensagens : 811
Data de nascimento : 23/07/1994
Data de inscrição : 09/03/2014
Idade : 22 Localização : Casais
Emprego/lazer : Estudante
Humor : Muito bom

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A importancia da coronha

Mensagem por aderito em Qui 4 Set 2014 - 22:47

Amigo nascimento toda a gente tem a sua forma de atirar, depois da sua explicação deduzo que o erro não será da coronha baixa. Se fosse ao contrario e que fizesse os tiros atrasados e por baixo da caça ai concordava.
Até que um tiro alto é sempre uma mais valia derivado á caça ter sempre tendência a voar para cima e ai compensar o desnível da coronha.
Deduzo mais que talvez seja a coronha grande ai sim pode fazer com que faça os tiros por cima.
Mas claro que essa ppessoa mais toque menos toque resolve-lhe o problema,espero ter ajudado.
avatar
aderito
Administrador
Administrador

Mensagens : 564
Data de nascimento : 14/08/1978
Data de inscrição : 10/07/2013
Idade : 38 Localização : cadaval
Emprego/lazer : varios
Humor : razoavel

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A importancia da coronha

Mensagem por cordova em Qua 15 Out 2014 - 2:48

Élaa..


Esse senhor, no principio de 2013, afinou a minha trap, pois tinha acabado de a comprar..só a tinha experimentado 2vezes, tinha feito um 20 e um 21  com ela como vinha..depois dele lhe ter mexido, não sai mais do 23 pra baixo..pode crer que está em muito boas mãos..é lá k as minhas vão, e só tenho a dizer bem do trabalho...

cordova
iniciado
iniciado

Mensagens : 235
Data de nascimento : 09/01/1978
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 39 Localização : Lisboa
Emprego/lazer : viajante
Humor : +-

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A importancia da coronha

Mensagem por fernando ferreira em Qui 24 Mar 2016 - 13:59

boas amigos não consigo ver as imagens só um x sabem me dizer porquê obrigados

fernando ferreira
iniciado
iniciado

Mensagens : 2
Data de nascimento : 29/08/1970
Data de inscrição : 24/03/2016
Idade : 46 Localização : potugal
Emprego/lazer : comercio
Humor : alto

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A importancia da coronha

Mensagem por luis cruz em Dom 27 Mar 2016 - 12:46

amigo fernardo vou alterar as imagens pois esse alojamento de imagens fexou
avatar
luis cruz
Fundador
Fundador

Mensagens : 6239
Data de nascimento : 20/09/1985
Data de inscrição : 07/07/2013
Idade : 31 Localização : lisboa
Emprego/lazer : caça pesca
Humor : 5 estrelas

http://cacapescaamigos.foruns.com.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A importancia da coronha

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum