CaçaPesca&Amigos
bem vindo ao caçapesca&amigos, participa neste grupo de amigos, a tua opinião é importante para crescer-mos juntos, na caça,na pesca e no dia a dia, e o mais importante diverte-te com amigos.

faz a tua apresentação, para poderes ver o fórum por completo.... e poderes participar

cumprimentos

equipa caçapesca&amigos

Belos Textos de um Grande Caçador

Ir em baixo

Belos Textos de um Grande Caçador

Mensagem por Pedro5 em Ter 23 Set 2014 - 17:19

Com a autorização do nosso administrador e autor destes textos dos qual li em outro fórum e me fizerem ver que ainda existem CAÇADORES e espero que todos se revejam um pouco nestes textos.

" Mas independentemente de todas as problemáticas que envolvem diferentes espécies cinegéticas acho que o resultado de melhorias começa pela mudança de mentalidade e de atitude perante a caça. e é nisso que devemos todos insistir. E concordo plenamente com a sua ideia em que devemos gerir bem e de forma conscienciosa mesmo que saibamos que muitos outros não o fazem.
Existe um ditado que se aplica nesta temática: "grão a grão enche a galinha o papo". E se só uma pessoa não muda nada, várias a mudar já fazem a diferença.
E reforço a ideia que caça abatida deve ser consumida, não matar para bater recordes ou só para dar tiros. Devemos ter consciência que tiramos uma vida e devemos respeitar o sacrifício da mesma...
Podem dizer que isto é só conversa mas na minha óptica e cada vez mais existem caçadores que respeitam e possuem esta visão da caça: proteger e respeitar para ter... "

" Boas a todos!
Em relação a limites resume-se tudo a uma coisa: mentalidade de cada um.
Só isso! Pois basta quererem e todos nós respeitamos.
A solução é simples mas não é fácil de resolver pois estão muitos anos de vícios e hábitos antigos que actualmente não se coadunam com a realidade.
Agora se apostarmos na educação e na chamada de atenção para a importância de cumprir os limites e se esta aposta for feita na nova geração de caçadores ( não descurando todos os que já existem ) garantidamente teremos resultados mais evidentes quer no cumprimento de limites quer na gestão de caça e seus efectivos.
Poderão dizer que muitos não cumprem que há zonas de caça que fazem o que querem mas a realidade é indesmentível: existe cada vez mais caçadores a respeitar os limites e cada vez mais zonas de caça com verdadeiras gestões de caça.
E esse é o caminho... Não o de fechar a caça a determinada espécie. Isso não é gestão é adiar um problema. Fechar a caça a uma espécie sim quando esta estiver num declínio global.
Saudações! "

Desde já agradeço ao Nelson por ser o CAÇADOR que é, e a pessoa que também deve ser pelas palavras que escreve e pensamento que tem e nos todos caçadores, futuros caçadores ou apenas amantes da natureza devíamos pensar assim.

Um abraço para o nosso administrador Nelson Oliveira
Pedro5
Moderador
Moderador

Data de nascimento : 23/07/1994
Emprego/lazer : Estudante
Humor : Muito bom

Re: Belos Textos de um Grande Caçador

Mensagem por António Nascimento em Ter 23 Set 2014 - 19:52

O confrade Nelson é uma pessoa que pensa bem... 

António Nascimento
Moderador
Moderador

Data de nascimento : 29/01/1952
Emprego/lazer : Desempregado
Humor : Com altos e baixos como tudo na vida...

Mensagem por nelson oliveira em Qua 24 Set 2014 - 11:34

Obrigado!
já tenho uns valentes anos de caça e sempre a vivi de forma intensa e apaixonada mas também sempre pensei muito nas problemáticas que a envolvem e que nos últimos tempos têm agudizado.
E penso e vejo com cada vez mais clareza aquilo que desejo para a caça e aquilo que acho que todos nós caçadores podemos fazer para defender esta arte!
E sim cumprir limites é um objectivo importante de atingir.
40 tordos todos os dias de caça não chegam?
50 pombos por caçador não chegam?
3 perdizes bravas por dia não é uma óptima caçada? E por aí fora...
Quem nos dera a todos termos caça para isso...
Esta consciência tem que nos acompanhar cada vez mais e em todas as situações. E eu não sendo infalível tento ao máximo cumprir. E digo-vos que tenho um vício quase doentio diria mesmo que é uma paixão louca eheh. Mas todo este sentimentalismo não tolhe o meu raciocínio...
Para terminar, em tempos achei que a melhor solução era a aglomeração dos caçadores em torno de uma identidade e de um tipo de regime ( ordenado ), mas actualmente não descurando isso acho que devido a tanta clivagem existente na caça e caçadores devemos actuar de uma forma mais local, ou seja, com os nossos amigos de caça, depois a nossa zona de caça, falando em fóruns etc... no fundo seguindo o ditado: grão a grão enche a galinha o papo...
Saudações Cinegéticas!

nelson oliveira
Administrador
Administrador

Data de nascimento : 06/08/1979
Emprego/lazer : Enfermeiro
Humor : Normal

Mensagem por Pedro5 em Qua 24 Set 2014 - 12:03

Mais uma vez belo texto agora so espero que continue a fazer estes belos textos para todos nós lermos, em relação ao que disse acho que tem toda a razão mas os fóruns de caça são quase o mais importante para podermos mudar a mentalidade dos caçadores portugueses.
Pedro5
Moderador
Moderador

Data de nascimento : 23/07/1994
Emprego/lazer : Estudante
Humor : Muito bom

Mensagem por nelson oliveira em Qua 24 Set 2014 - 13:28

Não sei se serão os melhores meios mas que são sem dúvida a melhor forma de divulgação isso é verdade.
No entanto em termos de transmitir essa mentalidade acho que o melhor mesmo é no campo, em directo com caçadores e zonas de caça. Acho que é o melhor sítio e que mais impacto pode causar...
No entanto divulgar o que se faz e o que se deseja fazer aí os fóruns são essenciais!
Saudações!

nelson oliveira
Administrador
Administrador

Mensagem por luis cruz em Qua 24 Set 2014 - 20:24

nelson sabes que concordo contigo plenamente mas ainda nao perdi a ideia de criar algo que possa lutar pelos direitos dos caçadores ja tínhamos falado disso e ainda nao perdi essa ideia, ainda podemos fazer a diferença na caça
luis cruz
Fundador
Fundador

Data de nascimento : 20/09/1985
Emprego/lazer : caça pesca
Humor : 5 estrelas

http://cacapescaamigos.foruns.com.pt

Mensagem por nelson oliveira em Qui 25 Set 2014 - 10:52

Boas luís como te disse acho mesmo difícil criar uma união através de uma organização mas a esperança é a última a morrer. No entanto para mim e neste momento acho mais eficaz a fórmula de ir falando e demonstrando a quer ver e participar de igual. Mas o importante é que haja caçadores com verdadeira vontade de mudar...
Saudações!

nelson oliveira
Administrador
Administrador

Mensagem por luis cruz em Qui 25 Set 2014 - 12:35

isso é sem duvida o mais importante
luis cruz
Fundador